Havia um grupo de funcionários do Banco do Estado que gostava muito de jogar futebol e, entusiasmado, resolveu fundar um clube. Assim em 12/03/1930, reunidos no salão nobre do Banco, subscreveram a Ata da Sessão da Fundação do “ESPORTE CLUBE BANESPA”.
Foi eleita uma Diretoria Provisória, com mandato de um ano, composta dos seguintes elementos: Presidente
– Decio Pacheco Silveira, Vice-Presidente – Mário Morandi, 1º Secretário – Roberto Peak Rodrigues, 2ºSecretário
– Cassio Toledo Leite, 1º Tesoureiro – Francisco Pereira de Andrade, 2º Tesoureiro – José Cunto Leone.
Em 1932, o Esporte Clube Banespa foi campeão do Torneio Início de Futebol, promovido pela Liga Bancária de Esportes Atléticos. Nessa época, a equipe alugava o campo do E.C. Estrela, no Canindé, para seus treinos.
A vitória estimulou-os a procurar uma sede social onde pudessem cumprir alguns dos objetivos esboçados em sua ata de fundação.
Designou-se uma comissão composta por Roberto Peak Rodrigues, Omar Padalino e J.J. Juvenal para visitá-la, tomaram o bonde para Santo Amaro, desceram na parada Petrópolis e ficaram satisfeitos com a chácara que era composta por árvores, fonte de água, um tanque para nadar e uma alameda de casuarinas. O proprietário da chácara, Walter Nicolaus Herbert Max Joan Von Huetschler, alugou-a por 400 mil réis por mês, valor pago pelo
Banco, conforme Ata aprovada em 07/10/1933. A partir desse momento, a Chácara São João ligava-se ao Esporte Clube Banespa.
Iniciou-se um trabalho de negociações com o Banco e com o representante do proprietário da chácara, o Banco era dono de muitos imóveis no centro da cidade, que poderiam interessar ao Sr. Walter Von Huctschler e que seriam trocados por esse terreno. Finalmente chegou-se a um acordo e a transação consta da Ata de reunião dos diretores do Banco do Estado de São Paulo, realizada no dia 23 de janeiro de 1936 e a escritura foi passada em 12/06/37.